sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Para o ano começar doce!



E aqui vai a primeira produção de 2013!
Para o café da manhã de 1º de janeiro, volto aos bolos para café. Com preguiça, depois de acordar tarde, fui à procura dos "restinhos" de garrafas e embalagens e os fui alinhando sobre o balcão da cozinha.
Resolvi fazer um bolo de coco, mas também queria usar o restinho do vinho verde e o creme de leite já aberto. Fui misturando tudo, um tanto cética. 
Depois do bolo no forno, a primeira prova: lamber a colher. Hummm, se o sabor permanecer pode resultar.
Bolo assado e morninho, uma fatia... maravilhosa! O bolo ficou com uma casquinha crocante e o interior úmido e muito fofo. Delicioso! 
Para repetir muitas vezes, mas para isso, terei de beber muito vinho verde. Será um sacrifício, hahaha!!!

Bolo de Coco com Vinho Verde


1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo para bolos, com fermento
1 xíc. (chá) de açúcar branco
1 xíc. (chá) de coco ralado seco
3 gemas
3 claras em neve/castelo
150ml de creme de leite/natas
1/3 de xíc. (chá) de vinho verde

Na batedeira, em velocidade média, junte as gemas e o açúcar e bata até incorporar bem.
Junte o creme de leite/natas aos poucos, sem parar de bater.
Continue a bater e vá juntando a farinha aos poucos.
Diminua a velocidade da batedeira e junte o vinho verde. Misture bem.
Desligue a batedeira. 
Junte o coco ralado e misture com uma espátula.
Junte as claras em neve/castelo, misturando com uma espátula de baixo para cima, até incorporar bem.
Coloque em forma de 20cm, untada e enfarinhada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 30/40 minutos, ou até que enfiando um palito no centro este saia limpo.


Pessoal, percebi que muitos dos meus conterrâneos brasileiros não conhecem o vinho verde. Deixo aqui o link para que todos possam se informar sobre ele. O vinho verde é o meu vinho preferido! Adoro!

22 comentários:

  1. Além de lindo tem um interior delicioso e depois tem coco...que eu adoro.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro, São!
      Ficou úmido, fofo... tô apaixonada pelo bolo, hahaha!
      Beijos e bom fim de semana!
      :o)

      Eliminar
  2. Nunca tinha visto um bolo que levasse vinho verde nos ingredientes, adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não, Luisa, mas decidi experimentar e adorei o resultado!
      Recomendo vivamente!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  3. Bolo com vinho verde.... gostei! Fiquei curiosa. Tenho de experimentar quando tiver vinho verde em casa :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O bolo fica lindo e super fofo, mas nunca tinha visto um bolo que levasse vinho verde!! Que engraçado :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, Cuca!
      Já fiz bolos com vinho tinto e champanhe, pode ver aqui no blog, mas nunca tinha experimentado com vinho verde! Adorei!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  5. Noemia fiquei curiosissima sobre este bolo. Lá por casa pedem sempre bolos simples... Acho que este vai ser o próximo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, aqui em casa a preferência é pelos bolos simples. Eu não posso abusar dos bolos e o marido gosta de bolo simples no pequeno almoço.
      Ele adorou este! Eu sempre provo os bolos para ver se estão bons e gostei imenso também!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  6. que aspecto tão fofinho... ficou lindo. Diria que foi uma maneira maravilhosa de começar um novo ano.. :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se foi, Mafalda!
      E espero que, apesar de tudo, seja um ótimo ano para todos nós!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  7. Super original!
    Adorei e tem coco que eu adoro :)
    Bom fim de semana e beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda!
      Como os bolos p+ara o café são presença constante aqui em casa, preciso variar e experimentar um pouco de tudo!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  8. Uau!!
    Vinho verde num bolo!
    Que ideia espantosa.
    Está com muito bom aspeto.
    Desejo um Bom Ano de 2013 e ideias tão interessantes como esta.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Belocas!
      Pois é, gosto mesmo de experimentar! Muitas das minhas maluquices dão certo, como esta!
      Votade de continuar experimentando não falta!
      Feliz 2013 para todos nós, querida!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  9. Que ideia deliciosa essa de juntar vinho ao bolo,.....dessa forma começarei a gostar mais de vinho,lol,..pois só bebo água,...
    Beijinhos e feliz 2013.
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, já usei vinho tinto e champanhe, e agora o vinho verde.
      O vinho fica deliciosamente suave na massa e ajuda o bolo a crescer!
      Feliz 2013 pra ti e toda a família!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.