quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Flores para uma Tertúlia!



Quando recebi o e-mail da Moira, me convidando para participar do 3º aniversário do Tertúlia de Sabores, fiquei extremamente feliz! O Tertúlia foi um dos primeiros blogs de culinária que eu segui. A Moira tem a maravilhosa capacidade de me deixar na expectativa! Quando recebo o aviso de um novo post dela, já começo a imaginar: "O que será que a Moira preparou?"
Mas hoje, sou eu que vou preparar alguma coisa para a Moira! Porque "Hoje a Moira vem jantar..."!


A primeira idéia que me veio à cabeça foi de preparar um pão, pois sei da paixão da Moira por pães e quanto ela nos ensina sobre eles! Infelizmente, a minha tentativa não vingou e meu pão foi um fracasso!

Lembrei-me, entretanto, que a Moira gosta muito de entradas! E nas entradas eu já posso me arriscar com mais sucesso!
Moira, espero contar com a sua simpatia e com os deliciosos posts do Tertúlia por muitos anos mais!
E como os aniversariantes merecem flores, aqui estão elas!



"Flores de Presunto e Queijo para Moira"
(para 4 porções)

4 fatias de presunto serrano/parma
1 maçã fuji (usei a do Brasil por ser mais doce) cortada em cubinhos
1 col. (chá) de manteiga sem sal
1 col. (café) de gengibre em pó
4 fatias grossas de queijo de cabra
Mel
Ramos de tomilho fresco para enfeitar

Numa frigideira, salteie a maçã na manteiga com o gengibre em pó. Reserve.
Com a fatia de presunto, forre uma forminha de muffin/empada deixando cerca de um dedo para fora. Repita o mesmo nas outras três forminhas.
Sobre o presunto, distribua a maçã salteada entre as forminhas.
Sobre a maçã, coloque a fatia de queijo de cabra e sobre o queijo coloque um pouco de mel.
Leve as forminhas ao forno pré-aquecido em 180º, até que as bordas do presunto estejam estaladiças e o queijo derretido.
Retire do forno, desenforme, enfeite com o tomilho e sirva.

Link
Quero aqui agradecer ao Cenk, do delicioso blog Café Fernando, que também é uma referência para mim! Estava preparando os "Egg in a cup" para o marido, quando imaginei as "Flores para Moira"!
Cenk, o marido amou a sua sugestão! Espero que você goste da minha versão!

"Egg in a cup"

28 comentários:

  1. Que lindas flores!! Grande inspiração!!
    Tertúlia de Sabores é realmente um blog maravilhoso, com lindas fotos, receitas maravilhosas, bem escrito, com muita inspiração.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, Noêmia! Conheci seu blog através da Moira do Tertúlia e vim aqui espiar! Gostei muito! As flores são lindas e têm uma combinação muito interessante de sabores! Saiba que o local onde voto, nas eleições, é o Colégio João XXIII! Que coincidência!! Um beijo e até breve, pois passo a ser sua seguidora! Marina

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta entrada: da apresentação aos sabores, deve ser deliciosa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nô,

    Amei essas florezinhas, mas que coisa mais saborosa, requintada e delicada! Claro que a receita vai direto para o meu arquivo de receitas especiais!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Querida Nô,
    Já lhe disse por e-mail, mas nunca é demais repetir, adorei essa entrada e a sua combinação de sabores. E gostei muito de te receber no meu blog.
    Ah! E esse Egg in a cup ficou debaixo do meu olho hehehe não tardarei a fazê-lo também.
    Agora vou espiolhar o Café Fernando, acho que não conheço.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Isto não é uma entrada, é uma obra de arte.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  7. Fiquei a conhecer seu blog pela Moira, e adorei.
    Essas flores estão muito bonitas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. A tua sugestão é excelente, ficaram umas flores mesmo lindas.

    ResponderEliminar
  9. Que criatividade NÔ!
    Amei essas flores.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Belocas, o Tertúlia é uma referência para nós, não é?!

    Olá, Marina! Seja muito bem-vinda! E as coincidências são mesmo engraçadas, não é?! Minha escola do coração! Passei lá muitos bons anos da minha vida!

    Obrigada, Susana! Posso lhe dizer que o sabor agradou muito aqui em casa!

    Marly, e são tão simples de fazer, sem muito trabalho!

    Manuela, obrigada! Fiquei muito feliz em participar! E vá até ao Café Fernando que vai gostar muito! O Cenk é muito simpático e adorou a minha versão!

    Maria José, obrigada! Você sempre com palavras carinhosas!

    Sandra, obrigada! Seja sempre bem-vinda!

    Obrigada, Luísa!

    Obrigada, Daniana!

    Beijos à todas e obrigada por sua visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  11. Achei muito criativa essa idéia, sem falar na beleza do prato.

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Que super isso.
    Uma beleza sem igual.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. eu simplesmente A-DO-REI essa entrada!!!! Ficou linda, parece deliciosa, estou com água na boca e quero fazer lá em casa também....heheheheheheh

    ResponderEliminar
  14. Ai Nô, que lindas flores! Adorei a sugestão, ficaram mesmo um mimo! Prefiro a sua versão, com queijo, não sou muito chegada a ovo cru!
    A receita será anotada amiga!!!
    Parabéns a você e a Moira que te inspirou a fazer essa delícia!
    Beijos doces!

    ResponderEliminar
  15. Nô,
    Que delicadeza essa entrada! Simplesmente maravilhosa. A mescla de sabores é perfeita para mim.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Nô, passa pelo meu cantinho tem lá um selinho para ti de coração.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Hummmmm, que coisa tão boa!!! Nâo conheço o blog da Moira, tenho de espreitar ;)
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  18. Obrigada, Daniel!

    Fla, é super fácil de fazer!

    Lala, o sabor agradou à todos, aqui!

    Carol, na receita original do "egg in a cup", o ovo é assado. Não fica cru. Eu que nem sou fã de ovos até gostei!

    Que bom que gostou, Gina! E é super fácil e rápido!

    Obrigada, carla! Já passei por lá!

    Madalena, vá sim! Eu adoro o blog e a Moira é muito simpática!

    Beijos à todos!
    :o)

    ResponderEliminar

  19. Caprichou! Ficou lindo e deve ser bem gostoso!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  20. Nozinha,
    Como vc é delicada, hein minha amiga?!
    Que coisa mais linda e preciosa essa entrada...
    Parabéns!!
    Um bejim grande no seu coração...tenha uma semana muito feliz!

    ResponderEliminar
  21. Obrigada, Helena!

    Obrigada, Vinni!

    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. lindo! adorei a ideia! e sempre um prazer voltar aqui!

    ResponderEliminar
  23. Noêmia, que prazer delicioso entrar no seu blog! Realmente cozinha é amor, pq de cara a gente sente a empatia e o carisma arrepia a pele! Como sou fã do Cozinha é Poesia encontrei Tertulia de Sabores e achei vc com as flores (q deu d presente a Moira) com sabores palatáveis e apresentação diferente e chic!!!! Se puder, esclareça pra mim: entre o presunto e o miolo de maçã tem uma fatias de? serão de queijo? qdo vai ao forno elas não derretem? Pelamor me diz pq quero arrasar na primeira oportunidade de festa! Obrigada! eny_camilo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. Olá, Anônimo!

    Lhe respondi, detalhadamente, por e-mail!
    Obrigada pela visita!
    :o)

    ResponderEliminar
  25. Querida Mô, ya sabes que esta receta me enamoró.la La foto es preciosa.
    Pronto veras tu foto en mi blog.
    Besos
    Margot

    ResponderEliminar
  26. Acabo de descubrir tu blog y estoy encantada, tanto que me quedo como seguidora tuya y por supuesto como amiga también.
    Desde hoy podré comentar tus recetas y fotografías, que me parecen preciosas.
    Te invito a visitar mi blog.
    Besitos,

    Suny

    ResponderEliminar
  27. Un plato sabrosísimo y una presentación tentadora.

    Un saludos desde A Coruña.

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.