sábado, 25 de setembro de 2010

Falsa Mousse de Chocolate



Depois de tantas dúvidas e de tanto pensar em dieta, hipoglicemia e saúde, chegou a hora de satisfazer um desejo do marido. Este sim pode, e deve, comer tudo que lhe apetece e eu repito, amém!
O pedido foi para uma sobremesa que eu não fazia há algum tempo, mas que ele (e eu!) gosta muito. É uma "falsa mousse" rápida que sempre agrada! A textura é muito próxima de uma mousse, por isso o nome!



"Falsa Mousse de Chocolate"

1 lata de leite condensado cozido
200g de chocolate meio-amargo
400g de creme de leite fresco/natas gelado/muito frio
1 col. (chá) de manteiga sem sal


Em uma tigela, junte o chocolate meio-amargo picado, a manteiga e 100g de creme de leite fresco/natas. Leve ao microondas, em potência média, por 2 minutos. Retire do microondas e misture até estar o chocolate derretido e muito bem incorporado aos outros ingredientes.
Junte o leite condensado cozido. Reserve.
Bata o restante do creme de leite/natas até ponto de chantilly suave, sem ficar muito firme.
Misture o chantilly à mistura de chocolate e leite condensado cozido, suavemente com movimentos de baixo para cima com uma espátula, para não perder a leveza.
Coloque em taças individuais ou em uma grande, como preferir. Leve ao frigorífico por, no mínimo, 1 hora.




27 comentários:

  1. Pode até ser falso, mas me engana direitinho e como direitinho tb...

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Têm tudo para não ser falsa.
    Que textura excelente.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. esta mousse é muito parecida com a mousse que eu fiz, copiada da nigella e é muito boa.
    quanto à pavlova, a minha só saiu bem à segunda tentativa. o segredo é o forno morno a 100º ou ainda menos onde deve estar durante 1 hora.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmm deve ser bom d++++++...,já anotei,obrigada pela rec.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nô!
    A tua mousse ficou foi maravilhosa já dava para mim comer um pouquito.Mil beijos da Tia.
    Desejo muito de coração as tuas melhoras.

    ResponderEliminar
  6. Que delícia Nô: esta colherzinha a sair da tacinha está irresistível!
    beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Que delícia... Eu também amei.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Nô, já tomei nota. Tem um aspecto delicioso.
    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  9. Mon dieu, que textura mais aerada e que aspecto mais saborooooso! Vou correndo copiar a receita pois me parece até melhor do que a 'verdadeira', rsrs.

    Um beijo1

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta receita, muito prática e simples de fazer!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  11. Que delícia esta mousse.
    Vou levar a receitinha comigo Nô.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. What a delightful mousse. Easy to make and so so delicious.

    ResponderEliminar
  13. amiga..tá tão linda!que importa se é falsa!deve ser deliciosa..bjus

    ResponderEliminar
  14. pode ser falsa, mas tem cá um aspecto !!!!!!!! de dá cá mais !

    bjkas e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Sabe que essa "mousse falsa" tem muito sucesso aqui por casa! Eu já conhecia esta receita e devo dizer que é tão boa quanto parece! Boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Geeeeente, eu acabei de tomar café da manhã e você já me deixou com água na boca! (denovo!)

    rsrsrsrs,

    bjs,

    ResponderEliminar
  17. hummm que delicia essa receita parece o verdadeiro, adorei seu blog, convido a vc para ir conhecer o meu tb.....bjks....Gil

    ResponderEliminar
  18. Daniel, Abelhinha, é uma falsa muito bem disfarçada!

    Saltapocinhas, a da Nigella com mashmallows ainda não fiz, mas deve ser muito boa!

    Ana, Isabel, Tia Amélia e Daniana, até eu comia mais uma tacinha!

    Manuela, Argas e Marly, não vão se arrepender de terem anotado!

    Borboleta, Fla e Rachana, é mesmo muuuito prática!

    Iliane, Missy e Filipa, é boa e tem muita presença!

    Lala, Carlita e Gil, dá mesmo uma vontade de comer, só de ver!

    Abelhinha, obrigada por experimentar... e aprovar!

    Queridos amigos, desculpem-me pela demora nas respostas!
    Obrigada por suas visitas e comentários!
    Beijos!
    :o)

    ResponderEliminar
  19. Oi, Noêmia! Será que posso usar uma lata de doce de leite ao invés do leite condensado cozido?

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, Karen!
    Nunca usei, mas é uma questão de experimentar!
    :o)

    ResponderEliminar
  21. boa tarde, vou fazer essa delicia agora para o fim de semana, eu normalmente na mousse de chocolate caseira costumo meter 1 ou 2 folhas de gelatina incolor para não ficar liquida....será que é preciso meter nesta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Originalmente fiz esta mousse com gelatina incolor, mas ficou firme demais. Alguns leitores que fizeram com a gelatina também chegaram a esta conclusão. Refiz (por várias vezes) sem a gelatina e ficou uma textura muito boa! Por isso retirei a gelatina da receita original.
      Espero que goste!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
    2. boa tarde, de facto não é preciso adicionar gelatina, a mousse fica com uma textura muito boa mesmo...aqui em casa todos gostaram...não fica nada atrás da "verdadeira"..´será para repetir mais vezes...obrigada pela atenção.

      Eliminar
    3. Olá!
      Que bom que gostaram! Aqui em casa também faz sucesso, principalmente com meu marido!
      Obrigada pela visita e comentário. Pergunte sempre que quiser, pois é um prazer o contato com os leitores e seja sempre bem-vinda(o)!
      Beijo,
      ;o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.