segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nós Amamos Coxinha!


Bem recheada, massuda, crocante! Amamos! Só sentimos falta do catupiry..., mas dá-se um jeito!!!
Esta receita foi passada para a minha mãe pela minha "Tia" Celina, mãe da minha amiga Susi do Histoblog, já há muitos e muitos anos. Minha mãe nunca mais usou outra receita, pois esta é realmente muito boa!


"Coxinha"

Massa:

3 xíc. (chá) de leite
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 col. (sopa) de manteiga
1 cubo de caldo de galinha

Coloque o leite, a manteiga e o cubo de caldo de galinha numa panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, deite toda a farinha, de uma só vez, sobre o leite e mexa vigorosamente até formar uma bola, solta do fundo da panela. Deite esta bola sobre uma superfície (bancada do lava-louça, uma pedra mármore, etc.) untada com manteiga. Vá esticando a massa com o rolo de macarrão e junte novamente. Repita a operação até que a massa esteja numa temperatura suportável para que seja sovada à mão. Quanto mais amassar, mais cremosa fica a massa. Divida a massa em rolos e os rolos em pedaços. Abra cada pedaço na palma da mão e coloque um pouco de recheio. Feche e vá reservando.


Recheio:

1 peito de frango, cozido e desfiado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pires de tomate seco picado
1 pires de azeitonas verdes picadas
salsa
azeite

Refoque a cebola e o alho no azeite, em uma panela. Junte o frango desfiado e o tomate seco, as azeitonas e a salsa. Misture e deixe refogar. Reserve.

No lugar do Catupiry* , usei queijo fundido (aquele dos triangulinhos).


Finalização:

1 clara de ovo
pão ralado (farinha de rosca)
óleo para fritar

Depois das coxinhas formadas, unte as mãos na clara de ovo e vá passando as coxinhas pelas mãos e depois pelo pão ralado. Frite em óleo quente.
Rende 30 coxinhas de tamanho médio.


* link para site do produto original

16 comentários:

  1. Menina, estas coxinhas me deram água na boca! E perto da hora do almoço então....minha nossa!
    Com certeza irei testar sua receita.
    Bjos e Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto :) Devem ter ficado óptimas :)


    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Nô tu podias fazer isso para vender...que maravilha e muito bem feitas :D eu digo já que virava cliente, o pior era o correio :( se não nos falarmos até lá...Feliz Natal ☃

    ResponderEliminar
  4. bem tao bem feitas ja comia :)
    miga tens um selo para ti no meu blog
    beijo

    ResponderEliminar
  5. aiii eu amo coxinha também, é uma delicia, adorei como vc cortou ela em forma de coração, ficou lindo :)))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. As coxinhas ficaram um espanto... Deliciosas :-)

    Desejo-te um Feliz Natal em companhia de familiares e amigos.



    Bjokas doces

    ResponderEliminar
  7. Nô Querida, Muito Obrigada pela sua simpática mensagem no dia do meu aniversário :)

    Espero que tenha um excelente Natal e que 2010 seja um ano muito bom para todos aí em casa!!

    Beijinhos,
    Carlota

    P.S Essas suas coxinhas deviam estar di-vi-nas!!!

    ResponderEliminar
  8. Nô, nunca comi com queijo, mas deve ficar ótima.
    Estou visitando os blogs para desejar um Natal de muita paz.
    Nos conhecemos recentemente, mas já confirmei a sua simpatia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Ai que lindas coxinhas!!
    Feliz Natal para você e toda sua família.

    Que 2010 seja repleto de alegria e saúde.

    bjs

    mamélia

    ResponderEliminar
  10. Quem não gosta de uma oxinha, e essa esta de dar água na boca. Aproveito para desejar te um feliz natal e um Ano Novo de muita paz e felicidade. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Fabiana, Titó, Samma, Scaf, Pam, Romy, Mãe Carinho, Carlota, Gina, Maria Amélia e Suely!
    Obrigada por seu carinho e desculpe o atraso em responder os comentários!
    Eu recomendo essa massa de coxinha, é deliciosa! Nem sei quantas já fiz na vida! Já vendi muitas, já passei noites e madrugadas a prepará-las para a entrga no dia seguinte e sempre foram elogiadas!
    Um beijo, atrasado!, à todas!
    :o)

    ResponderEliminar
  12. Acabei de comer a ultima coxinha... Fizemos (eu e a minha mãe) e colocamos no recheio camarão GG sem casca e catupiry!
    Ficaram maravilhosas e fizeram muito sucesso!
    Muito obrigada por compartilhar a receita
    Thatiana Bandeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm, até babei em ler seu comentário, Thatiana!
      Tirou foto???
      Se tirou, manda pra eu ver.
      Beijocas e obrigada pelo comentário e por passar por cá!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  13. Oi Nó, tirei foto sim!
    Para qual e-mail eu mando a foto?
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Pode mandar a foto para nolopes arroba hotmail ponto com.
    Obrigada!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.