quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cardápio da Festa: Pavé de Frango!

Vamos ao prato principal.
Como já lhes mostrei aqui, a minha cozinha é muito pequenina. Opto por receber meus amigos com refeições compostas de um prato principal único, muitas vezes acompanhado de salada e os acepipes de sempre, como azeitonas, queijos, pães, etc.
Para o jantar do meu aniversário, escolhi uma receita que já não preparava há uns bons anos! Estava com vontade de saboreá-la! A receita que faço foi adaptada da receita original, que eu recebi da Nestlé, em um de seus livros de culinária "Frango com Creme de Leite Nestlé", há uns 15 anos.


"Pavé de Frango"
(eu fiz a receita dobrada, em duas camadas, pois éramos alguns!)

Para o recheio:
100g de bacon picadinho
800g de sobrecoxas de frango
1 celola em tiras
3 dentes de alho em lâminas
5 tomates picados, sem pele e sementes
3 tabletes de caldo de galinha
salsa
orégano
páprika
pimenta
500ml de água fervente
1 pires cheio de azeitonas pretas picadas

Em uma panela, coloque o bacon e frite até começar a pular. Retire o bacon da panela e deixe a gordura. Coloque as sobrecoxas de frango nessa gordura e frite-as até ficarem douradas. Junte a cebola e o alho. Deixe refogar. Junte os tomates picados e os caldos de galinha, os temperos e o bacon frito. Junte a água fervente e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 40 minutos, ou até que o frango se desmanche. Assim que o frango estiver bem cozido, retire as sobrecoxas do molho, retire os ossos e desfie a carne e volte o desfiado para o molho. Junte as azeitonas e mexa para que fiquem bem envolvidas. Reserve.

Para o creme:
2 col. (sopa) de manteiga
3 col. (sopa), bem cheias, de farinha de trigo
400ml de leite morno
sal
noz-moscada
2 caixinhas de creme de leite

Coloque a manteiga numa panela e derreta. Junte a farinha. Cozinhe bem. Vá juntando o leite morno. Coloque sal e noz-moscada. Mexa até formar um creme espesso. Retire do fogo e junte o creme de leite. Reserve.

Para a montagem:
3 pãezinhos amanhecidos, cortados em rodelas bem fininhas
100g de queijo mussarela ralado (mas, desta vez, eu usei daquelas embalagens de 4 queijos ralado)
queijo parmesão ralado
páprika

Unte um refratário com manteiga. Cubra o fundo com rodelas de pão. Sobre o pão, espalhe o frango e o molho onde ele cozinhou. Cubra com uma camada de mussarela ou 4 queijos ralado. Espalhe o creme sobre o queijo. Salpique queijo e páprika sobre o creme. Leve para gratinar.

Sei que esta não é uma receita muito magrinha, mas vale a pena!


7 comentários:

  1. Ficou lindo e apetitoso seu pave de frango!
    Espero que voce tenha tido um lindo dia!!
    Felicidades sempre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me ser delicioso !! a julgar pelas camadas que leva.
    E calórico...mas um dia não são dias :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cynthia, esta receita é um arraso! Tive um dia lindo, rodeada por pessoas muito legais! Obrigada, você é uma fofa!

    Mãe Carinho, é mesmo delicioso! E,sim, é muuuito calórico! Mas não estava pra pensar em dietas no dia do meu aniversário! Na próxima semana, faço a caminhada em dobro! Já vão ser 30 horas no dia!!! Huahuahua!!!

    Beijos às duas!
    :o)

    ResponderEliminar
  4. Samma, é uma receita antiga e, na minha opinião, estas são as melhores! Nossos amigos, aqui em Portugal, não conheciam, mas adoraram!
    :o)

    ResponderEliminar
  5. Olá,achei seu blog, pesquisando sobre o livro frango com creme de leite nestlé, estou procurando este livreto há algum tempo, gostaria de saber se vc estaria interessada em trocá-lo por outros livros de culinária(tenho vários) ou vende-lo. Por favor entre em contato com o email cabruxa@ig.com.br Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este livreto foi um presente da minha mãe, por isso não me interessa desfazer-me dele.
      Obrigada,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.